Friday 15 July 2016

Kungokhala, "Adam, God's beloved" e Kavita

Foi há onze anos, quando dava aulas de Português a três turmas, na Missão de Fonte Boa, em Moçambique, que tantos e tantos alunos se aproximavam de casa ou batiam à porta e quando lhes perguntava o que queriam, diziam com um sorriso rasgado:
"- Kungokala!"
E era simplesmente irresistível não devolver um sorriso. Kungokala é uma palavra que, em Chichewa, quer dizer "só ficar". Mas só ficar, mesmo!
Se por acaso estava, ou a escrever alguma coisa, ou a dar explicações, ou a ensaiar na viola os cânticos para a missa diária a que quase nunca falhava, era completamente indiferente. Quem quer que tivesse vindo com esse propósito não esperava nada em troca, era mesmo pela vontade de sentir a presença. E posso confessar que é das coisas mais humildes e sublimes que já experimentei, que dá uma paz transcendente e que mais me transformou por dentro.

Entretanto, duas amigas sem sequer se conhecerem, Teresa C. e a Joana C, falaram-me do livro "Adam's, God's beloved", de Henri Nouwen, que escreveu um livro mais conhecido "The return of the Prodigal Son" (O regresso do filho pródigo) que muitos devem conhecer. Esta é uma história verídica. Henri é padre, teólogo e escritor americano que, ao ter de lidar com um jovem adulto com deficiências físicas e mentais, encontra verdadeiramente Deus. De uma beleza inenarrável em que a completa e total dependência do Adam transformava o coração de todos os que com ele se cruzaram. Escusado será dizer que estava completamente obcecada a ler e a sublinhar o livro para poder perceber melhor a realidade de quem tinha lidado diariamente com pessoas com deficiências. Mais uma vez encontrei o tal saber só estar, ou só ficar que dá o sentido que todos procuramos na vida. 

Agora, o conhecimento das casas das Missionarias da Caridade, a leitura dos princípios de Madre Teresa e o contato, quase diário, com a Kavita que sempre que lhe pergunto "Who am I?", para ver se ela reconhece a minha voz, me responde a sorrir "Rachel ma'am"! tudo ficou ligado. A vontade de só ficar com a Kavita e de só ficar com as outras crianças cresce a cada dia!

Três continentes: África, América e Ásia. O mesmo exemplo da máxima atenção ao outro, a alegria do dar, do viver para o outro. E a universalidade do SÓ FICAR!
Fotografia: Filipe Condado (também voluntário na Missão de Fonte Boa em 2002)

PS - Não resisti a deixar aqui estas caras que ainda me são tão familiares. Principalmente o rapaz do lado direito que foi meu aluno, o Xavier. Que saudades!

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.